Desde que larguei o meu último trabalho, no Diário de Aveiro, que me dediquei a tempo inteiro ao Freelancing e à Internet como ferramenta de trabalho. No entanto não posso deixar de afirmar que os primeiros meses foram bastante complicados.
Já tinha noção disso, mas viver a situação na realidade é outra coisa. Foram muitos meses que tive com a corda ao pescoço até começar a ganhar a confiança dos clientes e até começar a ganhar uma boa carteira de clientes.
Assim que as coisas começam a endireitar-se uma pessoa tem tendência a definir objectivos a curto, médio e longo prazo. Os mais fáceis normalmente são os a curto prazo, e os meus foram muito simples: conseguir pagar as minhas contas mensais com o meu trabalho de Produção de Conteúdo.
Pois bem, esse objectivo foi comprido. Obviamente que não vou revelar quanto ganho por mês a escrever, mas posso garantir que: pago a renda do apartamento, todas as despesas obrigatórias (electricidade, água, gás) e ainda pago a conta da TV+NET da cabovisão..
Como consegui?
A maioria dos produtores de conteúdo que conheço, não passam dos poucos meses a trabalhar na área: ora porque nem sempre há clientes, ora porque é “secante” trabalhar o dia inteiro a escrever. O que é certo é que já lá vai mais de 1 ano a escrever para clientes e mais de 2000 artigos produzidos ao longo desse ano.
Fazendo as contas, 1 ano tem 365 dias, em 1 ano fiz (pelo menos) 1500 artigos, isso dá mais de 3 artigos por dia. É cansativo é certo, mas se pensar que faço 3 artigos em 1h30 (desde que tenha conhecimentos base para aplicar na temática em questão), são apenas algumas horas por dia para conseguir pagar as contas mensais. O que vem além disso é para mim e para cumprir outros objectivos – que não são tão poucos como isso.
Como vêem, tem que se fazer muitos sacrifícios para conseguir atingir os objectivos. Foram noitadas em que os amigos saíram e eu fiquei em casa, foram simplesmente fins de semana que não saí de frente do computador, foram noites em que dormi apenas 4h. Mas o que é certo é que hoje em dia tenho uma boa carteira de clientes. É óbvio que continuo a fazer este tipo de sacrifícios, mas em menor dimensão, até porque consigo lidar muito melhor com o tempo.
Se eu consegui, vocês também conseguem!!
[…] através apenas do serviço de escrita para clientes externos. Felizmente, como referi no meu blog pessoal, o objectivo foi […]
[…] Felizmente a situação melhorou e as dificuldades foram sendo ultrapassadas, sendo agora capaz de pagar as contas e trabalhar no que mais gosto de […]
[…] comecei por definir o principal objectivo, delineado as melhores estratégias para conseguir pagar as contas a escrever, o que me fez ler cada vez mais e aprender algumas técnicas de análise e até de escrita, dando […]