No meu dia-a-dia, por motivos pessoais e profissionais, convivo com muitas pessoas, não sei se felizmente ou infelizmente. Esse convívio faz-me ver que há características humanas que são cada vez mais importantes e fundamentais para o bom viver, e no caso dos Freelancers, para o alcance do sucesso. Já para não falar da necessidade delas para vingar na vida como ser humano.
A falta de humildade nas pessoas em geral, e nos Freelancers em particular, pode significar insucesso, infelicidade e até frustração. Para os Freelancers que estão no início, o melhor conselho que posso deixar é manter sempre a humildade e a boa vontade em ouvir os clientes e ajuda-los da mesma forma (sem ser pisado, obviamente), seja com 1 mês de mercado ou 1 ano.
Alguém que encara a chegada do sucesso como um dado adquirido é um possível alvo para uma queda no trabalho e consequentemente insucesso no mesmo. Por isso, o melhor mesmo é trabalhar sempre da mesma forma (com conhecimento do seu trabalho e da qualidade do mesmo, é certo) seja com mais ou menos trabalho, com mais ou menos clientes, mais ou menos sucesso.
A presença da humildade não só vai garantir que seja uma óptima pessoa, importante para a sua rede de contactos, como para o seu trabalho que vai ser encarado de outra forma.
Actualmente, e falado pela minha experiência, um Freelancer é quase um “ouvinte” do cliente, isto é muitas vezes as reuniões são encaradas como autênticas conversas de amigos, onde Freelancers e Clientes transmitem receios, injustiças e até frustrações mútuas. Por isso, se o Freelancer se tornar uma pessoa arrogante, preponderante ou até “senhor do seu nariz” em demasia, pode ser o suficiente para estragar uma conversa, uma amizade com o cliente (ou com colegas de trabalho) e perder assim um trabalho para outro Freelancer mais humilde.
Encare cada dia como uma batalha, não como mais um sucesso, pois isso fará com que se mantenha humilde e boa pessoa durante muito tempo.
Parabéns!